ENSINO INFANTIL
ENSINO INFANTIL
A metodologia de ensino na Educação Infantil
Os recursos, atividades e projeto gráfico dos materiais, os personagens especialmente criados para esse segmento, e as propostas que têm uma finalidade específica, mas que são reconhecidas pelas crianças em seu dia a dia e, por isso, assimiladas com espontaneidade, fazem parte da metodologia especialmente desenvolvida para a Educação Infantil.
A criação gradual de compromissos com o novo grupo e o ambiente e a iniciação de realização de pequenas tarefas, na escola ou em casa, dão contornos a uma metodologia eficiente e completamente ajustada ao público infantil que vai, certamente, proporcionar os frutos que serão colhidos em toda a vida escolar.
Na Educação Infantil, o carinho, o acolhimento e a relação afetiva estabelecidos entre os professores e as crianças são favorecidos pelas propostas contidas no material, pois são fundamentais e tão importantes quanto o planejamento e a organização dos conceitos.
O Sistema Anglo de Ensino valoriza as características da infância e, nesse contexto, sabe que “ brincar” é essencial. Assim, faz da rotina e das experiências oportunidades de aprendizagens únicas, que se renovam diariamente. Ao se envolver com atividades ajustadas às suas possibilidades, mas ao mesmo tempo instigantes, a criança amplia seu universo cultural, seus relacionamentos e o conhecimento de si própria de modo a ganhar autonomia. Além disso, faz descobertas e pratica os conceitos de ética e cidadania.
Material Didático
Material escrito por especialistas e, por isso, ajustado ao segmento, com propostas que caminham de acordo com o desenvolvimento natural de cada faixa etária.
Propostas envolventes
As atividades são apresentadas de forma diversificada – brincadeiras, músicas, movimentos, momentos de reflexões e conversas, produções com diferentes materiais etc. – e estão ligadas ao cotidiano das crianças, a sua forma de agir, de falar e de se relacionar com as outras crianças e com os adultos.
Atenção e acolhimento
As propostas do material favorecem que os profissionais da escola associem cuidados, carinho e envolvimento ao processo de aprendizagem.
Interdisciplinaridade
Os assuntos Leitura, Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Artes Visuais, Música e Culinária são relacionados entre si e tratados de forma gradual em cada um dos níveis da Educação Infantil, apresentados por meio de um projeto gráfico rico em imagens e atraente para as crianças.
Ligação com o mundo
As crianças se reconhecem nas situações ou participam dos desafios vividos pela Turma do Luan – grupo de personagens infantis criados pelos autores com diferentes características – fazendo das experiências um caminho natural e estimulante para aprender.
Composição do material
Os materiais da Educação Infantil estão divididos fases:
- Maternal – 3 anos
- Cad. 1 Conhecendo o descobrimento;
- Cad. 2 Descobrindo o mundo da água;
- Cad.3 Plantando e aprendendo;
- Cad.4 Luzes e cores.
- Nível I – 4 anos
- Cad. 1 Eu e os outros
- Cad. 2 Bichos,fatos e tato
- Cad.3 Entre flores, cores e bichos
- Cad.4 Encantos e delícias da natureza
- Nível II – 5 anos – Onde vivemos
- Cad. 1 Onde vivemos
- Cad. 2 Do céu aos mares
- Cad.3 Tempo e lugares
- Cad.4 O jeito de morar de cada um