ENSINO FUNDAMENTAL
ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino Fundamental
A proposta pedagógica do Sistema Anglo de Ensino para todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, tem a finalidade, em um primeiro momento, de motivar o aluno a querer aprender e assim consolidar os conhecimentos que construiu ao longo desse segmento.
A aquisição tranquila, porém sólida, de importantes requisitos que acompanharão o aluno por toda a sua vida escolar acontece por meio do planejamento de atividades adequadas, atraentes e contextualizadas.
Considerando se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças, da infância à pré adolescência, são muitas e intensas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contempladas na metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
Material Didático
O material do Ensino Fundamental está dividido em duas fases:
- Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano;
- Anos Finais, do 6º ao 9º ano.
Transição entre as fases
O planejamento na elaboração do material, do projeto gráfico ao grau de complexidade das atividades, permitem que a transição entre as fases – anos iniciais e anos finais – seja assimilada de forma organizada, gradual e espontânea pelos alunos.
Organização do material
Os alunos recebem quatro cadernos anuais, nos quais o conteúdo é distribuído por BLOCOS DE AULAS. O número de aulas destinadas a cada conteúdo é determinada levando se em consideração a sua complexidade, a proposta dos autores e o planejamento da escola.
Precisão nos conteúdos
A TEORIA apresentada no material e EXPLORADA PELO PROFESSOR contém todas as informações essenciais ao desenvolvimento de cada assunto e será um dos pilares para que o aluno realize os EXERCÍCIOS DE CLASSE.
Estratégias pedagógicas
Todo conteúdo tratado em classe, por meio de diferentes linguagens e atividades, é, necessariamente, acompanhado por TAREFAS DE CASA e por atividades complementares que reforçam e aprofundam as informações necessárias à compreensão do assunto.
A importância da metodologia
Aula dada. Aula estudada.
Metodologia é uma forma organizada para se desenvolver um trabalho e alcançar uma meta.
Para o Sistema Anglo, a eficiência de sua metodologia está baseada na:
- Organização e apresentação dos conteúdos: material bem escrito, atualizado e aula bem dada.
- Sistematização dos conceitos e dos objetivos da disciplina: exercícios de classe eficientes, tarefas de casa diárias e hábito de estudo.
- Avaliação da aprendizagem: análises individuais e do grupo para reorganização do plano de trabalho e estudos, se necessário.
Não por acaso, o lema “Aula dada. Aula estudada.” se encaixa perfeitamente na rotina das escolas usuárias dos materiais didáticos e da metodologia do Sistema Anglo de Ensino.
Hábito de estudo
A diversidade nas estratégias pedagógicas e nas atividades, as propostas que têm uma finalidade específica, mas que são reconhecidas pelos alunos em seu cotidiano, e o aprofundamento e consolidação dos conhecimentos fazem parte da metodologia especialmente desenvolvida para o Ensino Fundamental.
A ênfase no processo de aquisição e desenvolvimento do hábito de estudos diário, por meio das tarefas sistematicamente apresentadas ao final de cada aula ou bloco de aulas, as propostas de aprofundamento e de pesquisa e a preparação gradual do aluno para fazer a transição entre os anos iniciais e os finais do Ensino Fundamental dão contornos a uma metodologia eficiente e ajustada às várias faixas etárias dos alunos desse segmento.
Quando o foco está no Ensino Fundamental
Família
Escola
Sistema Anglo
Ambiente
Equipe Pedagógica
Bem preparada, formada por:
- Profissionais da escola, que trabalham em sintonia com a filosofia da instituição, conhecem e sabem utilizar o material didático do Sistema Anglo de Ensino;
- Profissionais do Sistema Anglo de Ensino, que oferecem todo o suporte para que a escola desenvolva as propostas de todo o Ensino Fundamental por meio de comunicação permanente e encontros presenciais.
Equipe Pedagógica
- Contempla, com ações pontuais, as tendências e as mudanças no cenário da educação do país;
- Com ações coordenadas entre as diferentes áreas, a Proposta Pedagógica é composta por: conteúdos e atividades, projetos específicos da escola e projetos especiais do Sistema Anglo de Ensino.